
-
Arquitetos: Terra e Tuma Arquitetos Associados
- Área: 1100 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Pedro Kok

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantado na franja urbana da serra do Córrego Grande, na parte insular de Florianópolis, o Centro Cultural Veras se insere como um dispositivo de conexão entre território, comunidade e práticas culturais.


Com 1.100m² distribuídos verticalmente em um terreno de aproximadamente 15m x 30m, o edifício propõe uma ocupação intensiva e generosa, voltada à experimentação artística, espiritual e ambiental. Sua presença é discreta e radical: estrutura de concreto, tijolo aparente e aberturas calibradas: filtradas na face poente do sol e generosas nas faces voltadas para as áreas verdes.


O edifício busca acolher o programa híbrido de atividades simultâneas. Loja, feira de produtos orgânicos, ateliês abertos, restaurante, exposições, aulas de yoga, oficinas de arte e canto de coral acontecem lado a lado, dissolvendo fronteiras entre o fazer e o fruir. No térreo de acesso e térreo superior, espaços de convivência e experimentação; no mezanino, atividades educativas voltadas à infância. Os dois pavimentos superiores abrigam salas multifuncionais e a cobertura, uma horta comunitária. Tudo é incorporado como parte de uma pedagogia espacial que ensina pela experiência.


Pensado por uma associação sem fins lucrativos, seu propósito é democratizar o acesso à arte, à educação ambiental e às práticas espirituais, construindo pontes entre saberes plurais. Ancestralidade e contemporaneidade coexistem sem hierarquia. Conhecer, neste lugar, não é apenas poder — é partilhar. Mais que um espaço cultural, o Veras é uma plataforma de encontros.
































